domingo, 15 de abril de 2012

Eusébio o sexto melhor jogador do mundo

Eusébio remata
Eusébio
A revista argentina de desporto “El Gráfico”, a mais lida e uma das mais conceituadas na América do Sul, está a causar polémica com a publicação de um ranking de “goleadores de verdade”. Nesta publicação, Pelé não é o maior goleador de sempre e Eusébio está em sexto – o que seguramente encherá o Pantera Negra de satisfação, uma vez que na lista mais conhecida, da IFHHS, é apenas o 25.º.

A revista explica que passou três meses a contabilizar todos os golos marcados em jogos de competições oficiais. O resultado foi um ranking totalmente diferente da habitual.

Os responsáveis afirmaram:"Fizemos esta investigação para os nossos leitores e também para nós. Como jornalistas, e especialmente como amantes de futebol, passámos muito tempo a perguntar quantos golos Pelé realmente teria feito, quantos Romário marcou, ou se algum craque escondido teria festejado mais do que ninguém”, lê-se no artigo do “El Gráfico” – citado pelos brasileiros da Globo Esporte.

Jogos a brincar não contam - Para elaborar a lista dos “goleadores de verdade”, a revista decidiu que não seriam levados em conta os jogos-treino, os amigáveis entre clubes, os torneios organizados pelos clubes e os torneios de verão ou de inverno. Os golos apontados nas seleções juvenis também não entraram na lista, bem como em jogos de seleções contra equipas.

O resultado, como se pode ver na tabela da “El Gráfico” (no final deste artigo), é que o maior “goleador de verdade” é outro brasileiro, que não Pelé: Romário, com 768 golos. Segue-se o checo Bican, com 759. O Rei é terceiro, com 757. E o português Eusébio é sexto, com 625, atrás de Puskas e Gerd Muller.

Dois futebolistas ainda em atividade integram o top 24: o brasileiro Túlio Maravilha (que aos 42 ainda anos joga numa equipa da 4.ª divisão brasileira) e o espanhol Raúl.

No ranking mais conhecido de goleadores, da responsabilidade da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística de Futebol),
Eusébio ocupa o 25.º lugar, numa tabela liderada por Pelé. Mas a IFFHS peca por defeito, pois contabilizou apenas os golos marcados em campeonatos nacionais da primeira divisão.

Outra lista, feita com base em dados da FIFA, coloca o brasileiro Arthur Friedenreich no topo, com 1329 golos, seguido por Pelé (1283) e Romário (1002). Mas este ranking peca por excesso, pois contabilizou todos os golos, incluindo os conseguidos em jogos-treino e particulares.

Ou seja, se as contas da revista argentina estiverem certas, esta é a lista mais credível. E Eusébio, aos 70 anos, torna-se num goleador ainda mais importante na história do futebol.

O ranking da revista "El Gráfico":
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário